Sintamig homenageia a primeira escola a ministrar o curso de Técnico Agrícola no Estado de Minas Gerais

DSC 29222 com

 

Foto: Carlos Roberto Alves - Diretor do Sintamig, Professor Dr. Marcelo José Milagres de Almeida - Diretor Geral do IFMG – Campus Barbacena, Ely Avelino - Presidente do Sintamig e Sergio Henrique Cunninghan Campos - Técnico Agrícola formado no IFMG – Campus Barbacena

 

No último dia 23, sexta-feira, aconteceu em Belo Horizonte a “Homenagem das Entidades de Classe da Área Tecnológica 2018”. O evento foi realizado pela quarta vez, onde o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Minas Gerais - Sintamig homenageou a primeira escola a ministrar o curso de Técnico Agrícola no estado de Minas Gerais, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

Na oportunidade o IFMG – Campus Barbacena foi representado pelo Professor Dr. Marcelo José Milagres de Almeida, atual Diretor Geral e Técnico Agrícola à quem o presidente do Sintamig, Técnico Agrícola Ely Avelino entregou a placa de homenagem.

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país. Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

O Prof. Marcelo Almeida sentiu-se muito honrado ao representar a primeira escola agrotécnica de Minas Gerais, na qual foi formado e hoje é Diretor Geral.

 

 

Assessoria de imprensa Sintamig