Técnicos Agrícolas realizam grande evento no sul de Minas Gerais

V Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas

 

 

V Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas foi realizado no Centro de Excelência do Café, Município de Machado – MG,  espaço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  do Sul  de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. Foi uma realização do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais- SINTAMIG e do IFSULDEMINAS. Contou ainda com o apoiodo sistema profissional e de inúmeras entidades ligas ao seguimento, como:  CREA-MG, a MÚTUA-MG e a  CEASA Minas.
O encontro contou com forte participação de autoridades ligadas ao sistema educacional, ao sistema profissional, além de professores, profissionais, estudantes e gestores ligados ao ensino técnico.
No dia 09 de novembro de 2012, às 19 horas, foi realizada a reunião da Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil – ATABRASIL, Sindicatos regionais da categoria e lideranças regionais dos Técnicos Agrícolas, com  participação do Chefe de Gabinete do CREA-MG, Raimundo Fernandes  e Docentes do IFSULDEMINAS. Dentre os Sindicatos presentes, destaque para o SINTAMIG, SINTAGO e SINTARGS. Durante essa reunião, o Diretor da ATABRASIL e Presidente do SINTARGS, Técnico Agrícola Carlos Dinarte Coelho, após distribuir  o livro de sua autoria  intitulado “ Manual Profissional do Técnico Agrícola”, discorreu sobre o exercício profissional debatendo e respondendo a perguntas dos demais participantes.
No dia 09/11/2012 foi realizada a abertura solene do evento com a presença de inúmeras autoridades, como o Reitor do IFSULMINAS, professores e um grande número de alunos. Também estavam presentes o Presidente do SINTAMIG Carlos Roberto Alves, o Vice-Presidente Ely Avelino e Fábio Antônio Ferreira Cota, Márcio José Rodrigues, Reginaldo Evangelista Dias e Marcos de Sousa, Diretores Executivos desse sindicato. Os Conselheiros  José Antônio dos Reis, Luciano Saraiva, Graciele Mendes Trindade e Adriano Garcia que também é Diretor Geral da Mútua-MG, também estavam presentes.
O CREA-MG foi representado pelo Chefe de Gabinete, Raimundo Fernandes e ainda teve a participação do Diretor de fiscalização Bernardo Scarpelli, que foi um dos palestrantes do dia.
O evento foi ainda prestigiado pelo Deputado Estadual, Antônio Carlos Arantes, Presidente da Comissão de Políticas Agropecuária, e Agroindustrial da Assembleia Legislativa do Estado de Minas, que foi um dos palestrantes do dia. Participaram também dessa solenidade a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMATER-MG, IMA, EMBRAPA e IEF, que mandaram representantes. Durante o pronunciamento das autoridades, chamou a atenção de todos os presentes, o depoimento do Gerente regional da EMATER (Regional de Alfenas) , Engenheiro Wilson Lasmar,  que não poupou elogios aos Profissionais Técnicos Agrícolas enaltecendo o papel desses profissionais dentro da EMATER-MG.
Na avaliação do Presidente do SINTAMIG Téc. Agr. Carlos Roberto Alves, o evento foi um grande momento de integração dos profissionais, além de ter possibilitado duas questões muito importantes: A primeira delas foi a oportunidade de atualização profissional  no que concerne ao conhecimento da legislação profissional e ao funcionamento do Sistema Profissional representado pelo Sistema CONFEA/CREA/MUTUA. A segunda questão relevante foi a discussão da grade curricular do Técnico Agrícola por uma formação técnica capaz de atender as expectativas do mercado de trabalho.
O Presidente do SINTAMIG Téc. Agr. Carlos Roberto Alves apresentou o conjunto de modalidades profissionais que integram a categoria de Técnico Agrícola de acordo com a resolução de número 473/2002 do CONFEA, falou das ações e conquistas do SINTAMIG, ressaltou a importância de se conhecer a legislação profissional e finalizou frisando a necessidade de participação dos Técnicos nas organizações de classe e no sistema profissional como condição essencial para o fortalecimento da categoria.