SINTAMIG REALIZA GRANDE EVENTO NA CIDADE DE UNAÍ – MG.

 

I ENCONTRO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DO NOROERSTE DE MINAS GERAIS

 

Unaí é um belo Município localizado no Noroeste de Minas Gerais. Uma região que se destaca no cenário nacional não apenas pela expressividade de seu papel na produção de grãos para alimentar o Brasil e o Mundo, mas, também, pela elegância da cidade que se destaca pelo clima agradável, e, sobretudo, pela tranquilidade e alegria esboçadas no sorriso de sua população.

Foi nesse cenário promissor que o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado de Minas Gerais – SINTAMIG realizou mais um grande evento que já é rotina na gestão desse Sindicato.

O evento intitulado “I Encontro dos Técnicos Agrícolas do Noroeste de Minas Gerais” teve como mobilizador local o Técnico Agrícola Tarciso Teixeira de Lacerda Júnior, Diretor do Sindicato, que reside e atua profissionalmente naquela cidade.  Aconteceu nos dias 21 e 22 de junho de 2013, no auditório da Cooperativa Agropecuária de Unaí-CAPUL e contou com participação expressiva de profissionais, estudantes e autoridades da região.

No dia 21/06/2013 foi realizada uma reunião com a presença de Diretores  do Sindicato, convidados e lideranças regionais, além do Diretor da Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil – ATABRASIL, o Téc. Agrícola Valdivino Eterno Leite, que veio do estado de Goiás, onde, atua profissionalmente.

No dia seguinte, após a realização da abertura solene, o dia foi de muito trabalho. Durante a manhã foram apresentadas diversas palestras que versaram sobre os  temas: O Papel do CREA na Fiscalização Profissional, que teve como palestrante o Inspetor do CREA/Regional Noroeste, José Luciano Martins;  A Formação, a Legislação Profissional e o Mercado de Trabalho, que teve como palestrante o Presidente do SINTAMIG, Téc. Agrícola, Carlos Roberto Alves e O Papel da MÚTUA MINAS, tendo com palestrante o Engenheiro Abelardo Novaes.

À tarde, sob a moderação do já citado Técnico Agrícola Tarciso Lacerda Teixeira Júnior, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Vantagens e  Riscos do Uso de Agrotóxicos na Agricultura”, tendo como palestrantes: O Técnico Agrícola Antônio Ídolo Dias- FUNDACENTRO, com o subtema “Impactos do uso de Agrotóxico na Saúde Humana”; o Professor Marcelo Picanço-UFV, com o subtema “ Controle Integrado de Pragas e Doenças na Agricultura” e o Engenheiro Rodrigo Carvalho Fernandes – IMA,  com o subtema “O Papel dos Órgãos Fiscalizadores no Controle e Uso de Agrotóxico em Minas Gerais.

Ainda participaram do evento, além dos Diretores do Sindicato, o Professor Rogério Gontijo de Oliveira, representando a Escola Agrotécnica local – Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira, os  Professores Diogo de Morais Cardoso e Gabriel Muller Valadão, representando o  IFNMG – Campus Arinos, o Técnico Agrícola Fabrício de Almeida, Assessor de Zé Silva, Secretário de Trabalho e Emprego do Estado de Minas Gerais, o Presidente do SINTER-MG, O Técnico Agrícola Carlos Augusto de Carvalho, o Presidente o SINGEO,  O Geólogo Antônio Geraldo ,

No encerramento do evento, Carlos Roberto Alves, Presidente do SINTAMIG, agradeceu às presenças de todos e enalteceu, dentre outros, a parceria com o CREA-MG e com a MÚTUA MINAS, acrescentando que o “apoio dos parceiros foi essencial para concretização dessa jornada”. Por fim disse estar muito feliz com a realização do evento destacando que “o sucesso do I Encontro dos Técnicos Agrícolas do Noroeste de Minas Gerais foi a vitória da parceria e do trabalho em equipe” disse o Presidente do SINTAMIG.