PELA CRIAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS

 DIRETORES DO SINTAMIG PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE) PARA DEBATER A CRIAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS E TÉCNICOS INDUSTRIAIS.

O evento ocorreu no dia 15 de maço de 2014, na cidade de São Paulo- SP, onde, os integrantes da Comissão criada pelo MTE para discutir e analisar a proposta de desmembramento do Conselho Profissional dos Técnicos, do CONFEA. Na prática, o que se propõe é a institucionalização do Conselho Profissional dos Técnicos Agrícolas e Técnicos Industriais.

Durante a audiência, Os Profissionais presentes foram unânimes ao afirmarem a necessidade de desmembramento dos Técnicos Agrícolas do sistema CONFEA/CREA, Conselho onde esses profissionais estão inseridos atualmente.

Os profissionais justificam esse desligamento com base em inúmeras ocorrências de discriminação da qual as categorias tem sido alvo, relacionadas com a atribuição profissional, onde, as Câmaras especializadas e Plenários do Sistema CONFEA/CREAS têm prejudicado os Técnicos de Nível Médio, ao julgarem os processos de interesse desses profissionais, sem a devida representação dos mesmos nesses Fóruns. Ora, se os Técnicos não estão representados nesses Fóruns, os mesmos não tem legitimidade para julgar os processos de interesse da categoria, ou então, vamos retroceder ao longínquo tempo da ditadura miliar.

Quanto às lideranças presentes, as mesmas citaram com ênfase, o fato de o CONFEA ter destituídos os Conselheiros representantes dos Técnicos de Nível Médio dos Plenários do CONFEA e dos CREAS. Isso, afirma, o Presidente do SINTAMIG, Técnico em Agropecuária, Carlos Roberto Alves, foi a gota d’água que faltava para dificultar ainda mais uma relação que já era difícil.

A comitiva do SINTAMIG foi integrada também pelo Diretor Financeiro, Técnico em Agropecuária Márcio José Rodrigues e pelo Diretor Jurídico, Técnico Agrícola Marcos de Sousa, além do Presidente da Entidade.

Estiveram presentes no evento o Presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais, Wilson Vanderlei Vieira, O representante da Organização Internacional dos Técnicos, Técnico Industrial Ricardo Nerbas, o Diretor da Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil - ATABRASIL, Técnico Agrícola Carlos Dinarte Coelho.

Também estavam presentes os Presidentes e Diretores de dezenas de sindicatos de Técnicos Agrícolas e Industriais.

De acordo com as palavras de Vitório Alves Freitas, integrante do GT do MTE e que também é Técnico Agrícola, com todas as informações levantadas acerca da situação dos Técnicos de Nível Médio, ficou claro que de fato, o pleito desses profissionais em prol da criação do Conselho Próprio é justo, e que, portanto, o relatório do Grupo de Trabalho, deverá mostrar isso com clareza.