05 DE NOVEMBRO É COMEMORADO EM GRANDE ESTILO PELOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS

DSC 2199

2º Encontro dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais - 08 de Novembro de 2017

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais - Sintamig, em parceria com a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater-MG e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Sinter-MG. O palco foi o auditório da Unidade Central Emater-MG em Belo Horizonte.

O evento foi planejado tendo em vista o “Dia do Técnico Agrícola”, em 05 de Novembro, data comemorada em todo Brasil. Entretanto, também serviu para mobilizar os profissionais e autoridades Estaduais e Nacionais em prol da tramitação do PL nº 5179/2016 que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas. Participaram do evento centenas de profissionais da iniciativa pública e privada, e ainda, Técnicos consultores e empreendedores do segmento agropecuário.

Além do Presidente do Sintamig, Ely Avelino, que também é coordenador Nacional da Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil-ATABRASIL e do Diretor de Assuntos Jurídicos Pascoal Pereira de Almeida, representante do Sinter-MG, estava presente também, o Técnico Agrícola Carlos Dinarte Coelho, Presidente do Sintargs e Secretário Nacional da ATABRASIL, que foi um dos palestrantes do evento com o Tema “Organização dos Técnicos no Brasil”. Glênio Martins, Presidente da Emater-MG, que foi um dos organizadores, também marcou presença, prestigiando a categoria dos Técnicos.

Dentre os palestrantes, os profissionais foram presenteados com grandes nomes do meio político e intelectual brasileiro.  O Ex-Ministro Ciro Gomes proferiu a palestra “Cenário Econômico do Brasil” dando uma “aula” sobre o desenvolvimento econômico e a organização política do Brasil. Já, o Ex-Ministro e atual Presidente da “Fundação Leonel Brizola”, Manoel Dias, ministrou palestra sobre a Reforma Trabalhista, implantada pela Lei Nº 13.467, De 13 De Julho De 2017. Os Técnicos se sentiram prestigiados e muito honrados com a participação dos palestrantes.

A palavra de ordem durante o Encontro foi “Conselho Próprio”, uma clara alusão ao projeto de Lei que cria o Conselho dos Técnicos, em tramitação no Congresso Nacional.  O evento foi marcado pela forte mobilização dos Técnicos Agrícolas que mais uma vez deram sinais de grande organização, capilaridade e capacidade de mobilização política. 

Ao final do evento, o Diretor do Sintamig, Vitório Alves Freitas, um dos organizadores do evento, que também é Gerente Regional da Emater MG, discorreu sobre criação do Conselho Profissional. Enalteceu o nome de políticos mineiros que se destacaram no apoio aos Técnicos e falou da importância dos profissionais se mobilizarem para acompanhar a tramitação do projeto de lei que cria o Conselho Profissional.

Participaram também do Evento os Deputados Emidinho Madeira, Cristiano Silveira e Antônio Carlos Arantes que é Presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Ao final do evento, Ely Avelino, Presidente do Sintamig, se mostrava muito animado. Ele agradeceu à participação de seus Diretores, funcionários da Entidade e de todos profissionais. Falou da organização da categoria e enalteceu o papel do Técnico no mercado de trabalho “Hoje celebramos com muita justiça o dia do Técnico Agrícola e muito em breve estaremos aqui celebrando a criação do nosso Conselho Profissional” concluiu Avelino.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sintamig