Receituário Agrícola

Atente-se ao Manejo integrado de pragas e doenças (MIP). O MIP tem como ferramentas de trabalho, basicamente, o monitoramento da população de insetos, pragas e doenças; o controle biológico de pragas com o intuito de favorecer o aparecimento de inimigos naturais; utilização de controle químico somente quando o ataque à lavoura atinge o nível de dano econômico, ou seja, para um inseto ser chamado de praga é necessário que haja prejuízo para a lavoura.

Medidas de Prevenção de Acidentes por Agrotóxicos

1. LEIA as instruções dos rótulos e folhetos antes de abrir as embalagens.

2. NÃO APLIQUE agrotóxicos com vento, ameaça de chuva ou sol forte.

3. USE equipamento de proteção pessoal (luva, mascara, calca e camisa compridas, botas de cano alto e chapéu de abas largas).

4. NÃO PERMITA que animais, crianças, idosos, doentes e pessoas estranhas trabalho, permaneçam nos locais de preparo e aplicação.

5. VERIFIQUE se os equipamentos estão regulados e sem vazamentos.

6. EVITE CONTATO dos agrotóxicos com qualquer parte do corpo e, se isso acontecer, lave-a imediatamente com bastante água limpa. Caso sentir mal-estar (tontura, dor-de-cabeça, suores, vômitos, diarréia) pare imediatamente o trabalho e procure um médico.

7. NUNCA USE a boca para desentupir ou soprar equipamentos.

8. NÃO FUME, NÃO COMA, NEM BEBA nada durante aplicações de agrotóxicos.

9. NÃO CONTAMINE; pastagens, rios, lagos, represas, córregos, nascentes, várzeas, poços e outras fontes de água, durante o preparo, aplicação e limpeza do equipamento. Use tanques ou reservatórios especiais. Água contaminada mata qualquer espécie viva.

10. NÃO REUTILIZE as embalagens vazias. Destrua de forma segura para não conta­minar o meio ambiente.

11. NÃO GUARDE OU TRANSPORTE os agrotóxicos junto com alimentos, bebidas, medicamento e ração. Guarde-os em depósitos chaveados, nas embalagens bem fechadas e com os rótulos originais.

12. LAVE-SE bem após as aplicações e, não reutilize roupas sujas de agrotóxicos.

OBSERVAÇÕES:

Recomenda-se que o aplicador não trabalhe mais do que quatro horas diárias.

Qualquer duvida procure um técnico habilitado.

O uso do agrotóxico fora das recomendações dessa receita de sua inteira responsabilidade.

Em caso de aspiração de algum produto, procure local arejado e, na suspeita de intoxicação, procure um médico levando a embalagem ou rótulo.