Audiência com o Secretário de Estado de Agricultura e Meio Ambiente

SINTAMIG tem ativa participação em Audiência

            Por solicitação do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, a audiência ocorreu na “cidade administrativa” do Governo do Estado de Minas Gerais no último dia 21 de novembro, quando o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, Adriano Magalhães Chaves dialogou com diversas lideranças ligadas ao setor agropecuário.

            O SINTAMIG  foi representado por seu Presidente, o Sr. Carlos Roberto Alves e ainda pelo Vice-Presidente Ely Avelino, além do Diretor Márcio José Rodrigues. Esteve ainda presente na reunião o Técnico agrícola Rodrigo Rodrigo Otávio de Castro Junqueira.

            Na ocasião foram tratados diversos assuntos pertinentes à atividade agropecuária. Durante a reunião a Diretoria do Sindicato solicitou ao Secretário de Estado Sr. Adriano Magalhães baixar nova portaria alterando o art. 2º da portaria 98/2010 do IEF, para incluir os Técnicos Agrícolas no quadro de profissionais habilitados a assinarem o laudo técnico-ambiental e plantas geo-referenciadas para averbação de de reserva legal.

            Ao falar da legalidade da reivindicação da categoria, o Presidente do SINTAMIG apresentou  ao Secretário o decreto 4.560/2002 que consolida a atribuição profissional dos Técnicos. Após as justificativas necessárias da parte dos Técnicos e ainda Após  as ponderações do deputado Antônio Carlos Arantes e de sua assessoria, Adriano Magalhães,  Secretário de Estado de Meio Ambiente, compreendeu nobremente que a Portaria 98/2010 gera duplo entendimento, e comunicou que será baixada nova Portaria incluindo os técnicos agrícolas no quadro de profissionais responsáveis técnicos, retificando a atual Portaria.

            Desta forma, ficou acordado que o pleito do Sindicato será atendido.

            O Presidente do SINTAMIG Carlos Roberto Alves que não dissimulava sua satisfação pelo resultado da reunião afirmou que foi uma reunião muito proveitosa. Em sua eloquente fala, após destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos Técnicos Agrícolas em todo o Brasil, destacou  a importância da contribuição do  Deputado Antônio Carlos Arantes e ainda elogiou  a atuação do Secretário de Estado de Meio Ambiente  Adriano Magalhães.  “Trata-se de Homens  competentes e bem assessorados,  o que facilita o diálogo”.